Pós em Rede

O que é a disciplina em rede? Professores especialistas em História da educação matemática vinculados a pesquisa e pós-graduação são responsáveis por ministrar os temas da ementa. A disciplina é totalmente remota com encontros síncronos via plataforma Meet e a outra metade assíncrona via atividades no Google Sala de Aula. Para um Programa de Pós-graduação fazer parte da rede deve aprovar a disciplina no colegiado. Deste modo as matrículas, avaliações e frequências ficam a cargo dos professores responsáveis pela disciplina nos diferentes programas, respeitando a autonomia de cada um. São duas as disciplinas ofertadas, uma no primeiro semestre (Tópicos Especiais – ensino de matemática em seus aspectos históricos I – https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232207) e outra no segundo semestre (Tópicos Especiais – ensino de matemática em seus aspectos históricos II – https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225582 – para 2022/2 poderá ter alterações nos professores responsáveis pelos temas). Fique atento aos prazos para aprovação das disciplinas nos programas!

Primeiro semestre de 2022 (2ª edição)

Disciplina: Tópicos Especiais – ensino de matemática em seus aspectos históricos I – Plano de ensino: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232207

Aulas síncronas via meet: quintas-feiras, 19h às 21h30

Período: 24 de março à 30 de junho de 2022

Contato: posemrede@gmail.com

Fique atento aos editais para alunos Especiais nos diferentes programas que compõem a disciplina em rede para o segundo semestre de 2022!

Lista de programas que fazem parte da segunda edição de Tópicos Especiais – ensino de matemática em seus aspectos históricos I – Primeiro semestre de 2022.

 Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd)Faculdade de Educação – Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Docente responsável: Denise Medina de Almeida França (denise.franca@uerj.br)
Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Docente responsável pela disciplina no programa: Ana Carolina Costa Pereira (carolina.pereira@uece.br)
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Docentes responsáveis: Claudinei Camargo Sant’Ana (claudineicsantana@uesb.edu.br) e Irani Parolin Sant’Ana (iraniparolinsantana@gmail.com)
Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Docente responsável: David Antonio da Costa (prof.david.costa@gmail.com)
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas (PPGECEMTE) – Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (UFPR)
Docentes responsáveis: Barbara Winiarski Diesel Novaes (barbaraw@utfpr.edu.br) e Danilene Donin Berticelli (danilene@ufpr.br)
Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Docentes responsáveis: Luciane Fátima Bertini (luciane.bertini@unifesp.br), Rosilda Morais (rosildamorais7@gmail.com), Wagner Rodrigues Valente (ghemat.contato@gmail.com).
Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEduMat) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Docentes responsáveis: Edilene Simões Costa dos Santos (edilenesc@gmail.com) e Késia Ramires ( kesiaramires2013@gmail.com).

Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGEM)
Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Ji-Paraná
Docente responsável: Marlos Gomes de Albuquerque (marlos@unir.br)
 
Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PPGMAT) – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Docente responsável: Diogo Franco Rios (riosdf@hotmail.com)
Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática (PCM) – Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Docente responsável: Lilian Akemi Kato (lilianakemikato@gmail.com ) e  Lucieli Trivizoli (lutrivizoli@gmail.com)
Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) – Universidade de Cuiabá (UNIC) e Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT)
Docente responsável: Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida (lauraisabelvasc@hotmail.com)
Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática (PPGEM) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)
Docente responsável: Maria Cecília Bueno Fischer (cecilia.fischer@ufrgs.br)
Breve Histórico
 
GHEMAT Brasil organiza Disciplina de Pós-Graduação em Rede

 
Em 1º de abril de 2021 ocorreu a primeira aula da Disciplina Tópicos Especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos I, totalmente remota, com encontros semanais às quintas-feiras das 19h – 21h30min.
 
A proposta foi organizada pelo GHEMAT Brasil, mas feita a várias mãos por professores especialistas em História da educação matemática, de diferentes instituições. Ela se destina a pós-graduandos e há duas modalidades de participação:
 – institucionalmente: o Programa de Pós-graduação oferece a disciplina a seus alunos, sendo coordenada por um docente proponente.
– disciplina isolada/especial: um aluno graduado ou de qualquer programa de pós-graduação cursa a disciplina e convalida créditos em seu histórico.
 
No primeiro semestre de 2021, 229 matriculados em doze  Programas de Pós-graduação e um Centro de Pesquisa fizeram parte da rede.
 
PUCPR – Programa de Pós-graduação em Educação
UEM – Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência e Matemática
UESB – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores
UFJF – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
UFMS – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
UFPA – Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
UFPel – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
UFRGS – Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática
UFSC – Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
Universidade de Múrcia – Centro de Estudios sobre la Memoria Educativa
UNIC/IFMT – Programa de Pós-graduação em Ensino
UNIFESP – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
UNIMONTES – Programa de Pós-graduação em Educação
 
Os temas abordados foram:
 
Tema 1: A construção de problemáticas de pesquisa em história da educação matemática
Tema 2: A História Cultural como referência teórica para os estudos em história da educação matemática
Tema 3: A pesquisa sobre as práticas pedagógicas e o ensino de matemática em perspectiva histórica
Tema 4: Aspectos metodológicos da pesquisa em história da educação matemática
Tema 5: Fontes para a pesquisa em história da educação matemática: o uso de repositórios de conteúdo digital
Tema 6: Estudos históricos sobre o saber profissional do professor que ensina matemática
 
No segundo semestre de 2021 ofertamos a disciplina Tópicos Especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos II com a adesão de nove Programas de Pós-graduação e 110 matriculados nos mesmos moldes da ofertada no primeiro semestre. A novidade nesta oferta foi a possibilidade de doutores participarem dos encontros com certificação de curso de formação.
 
PUCPR – Programa de Pós-Graduação em Educação
UECE – Programa de Pós-Graduação em Educação
UEM – Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática
UERJ – Programa de Pós-Graduação em Educação  – Faculdade de Educação
UFMS – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
UFSC – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica
UNIFESP – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência
UNIC/IFMT – Programa de Pós-Graduação em Ensino
UNIR – Campus Ji-Paraná – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
 
Os temas abordados foram:
Tema 1: André Chervel, Dominique Julia e o conceito de cultura escolar: a matemática como disciplina escolar.
Tema 2: Pierre Bourdieu, Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly e os conceitos de campos científicos e disciplinares: as tensões na produção da matemática para a formação de professores e para o ensino.
Tema 3: Raymond Bourdoncle, Maurice Tardif e o conceito de profissionalização docente: o saber como tema, a matemática no ofício docente.
Tema 4: Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly e os conceitos de saber a ensinar e saber para ensinar: a matemática a ensinar e a matemática para ensinar.
Tema 5: Peter Burke e a construção histórica de um saber: aspectos metodológicos da
pesquisa sobre o saber profissional do professor que ensina matemática.
Tema 6: A matemática do ensino como saber profissional do professor de matemática
 
Como fazer parte da Rede?
 
O pesquisador vinculado a um Programa de Pós-graduação deve entrar em contato com a coordenação da Disciplina de Pós-Graduação em rede pelo e-mail posemrede@gmail.com. De posse da Proposta curricular de Tópicos I e II o pesquisador deve aprovar a(s) ementa(s) das disciplinas no colegiado do seu programa. Dessa forma as disciplinas vão fazer parte do rol de disciplinas eletivas ofertadas por cada programa.
 
No primeiro semestre a disciplina ofertada é Tópicos especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos I e no segundo semestre Tópicos especiais: ensino de matemática em seus aspectos históricos II.
 
Venha fazer parte da Rede!
 
Barbara Winiarski Diesel Novaes (UTFPR – Campus Toledo)
Edilene Simões Costa dos Santos ( UFMS)
Coordenação Disciplina em Rede
https://ghemat-brasil.com.br/home/